Descrição
Lorenzo de Monaco e Eileen Holland fundam a Societá Agricola La Segreta em 2008, próxima ao vilarejo de Collazzone na província de Perugia, no coração da Úmbria, ao longo do vale do rio Tevere. A propriedade fica em uma área rodeada de florestas e olivais com uma altitude média de 300 m. A intenção delas era se aproximar da produção de tudo o que fosse local. Se empenharam bastante para reunir as cepas típicas da região. O Sangiovese, que é muito presente mais a oeste na Toscana, o Sagrantino, um pouco mais a leste na zona de Montefalco, entre outras uvas locais para completar as necessidades de acidez na vinificação de seus vinhos: e de coloração como a Malvasia Nera e o Colorino. E finalmente o Grechetto di Todi, resgatando uma tradição dos vinhos brancos da região. A produção é inteiramente artesanal. Todo o trabalho no vinhedo e na cantina é intencionalmente manual. Na cantina a fermentação ocorre espontaneamente com leveduras indígenas. Todos os produtos têm certificação orgânica.
No período da colheita e início da vinificação o trabalho é feito desde cedo pela manhã até tarde na noite, remontando o mosto e controlando todo o processo. Cada detalhe é cuidadosamente acompanhado. O ritmo do tempo de vinificação é ditado pelo processo natural. É o vinho que decide o início e o fim da fermentação malolática ou o momento de um travaso ou sfecciatura (degorgement). A estabilização do vinho vem de modo natural e espontânea. Por haver uma outra empresa voltada a vinificação chamada La Segreta no sul da Itália, Lorenzo decide dar o nome fantasia de Agri Segretum para representar a vinícola.
Freghino é o vinho de maior produção da vinícola La Segreta que agora está sendo engarrafado na garrafa de 1 litro. O blend vem inteiramente das uvas colhidas manualmente na propriedade. O resultado é um vinho fácil mas não simples. Ótima sensação na boca com uma leveza e com estrutura média. Um vinho que trás as frutas vermelhas ao lado de taninos leves e uma boa acidez. Vinho perfeito para o dia-a-dia, uma garrafa quando aberta pode tranquilamente se manter por uma semana. O Freghino é fiel às raízes da uva Sangiovese, porém com uma adição da acidez da Malvasia e a tonalidade do Colorino. Freghino em dialeto úmbrio, quer dizer carinhosamente adolescente maroto.
Harmonização: Carnes vermelha, massas e ave.
Avaliações
Não há avaliações ainda.