Descrição
Na pitoresca Ecueil, no coração da Petit Montagne de Reims, fica o domicílio real de Geraldine Lacourte e Richard Desvignes. A sua propriedade caracteriza-se por uma devoção ao sítio 1er Cru, o que os aproxima particularmente das vinhas. Em 2016, deram o passo decisivo de converter a sua viticultura para biológica – uma decisão que devolveu às suas vinhas uma vida plena. Ambos trazem uma valiosa experiência de vida ao seu ofício e investiram admiravelmente a sua merecida paz na vinha da família de Geraldine. Curiosamente, Geraldine tinha anos de experiência no back-end de marketing da Alemanha, o que traz um toque moderno ao seu estilo. Os seus vinhos base, fermentados em inox, não fazem necessariamente BSA, apenas uma porção envelhece em barrica. O resultado é uma nota límpida, acentuada e tensa que representa com ousadia as suas origens, nunca agressiva, sempre frutada e elegantemente profunda.
O Terroirs d’Ecueil cuvée de Lacourte-Godbillon é um reflexo exato da propriedade. É um champanhe frutado e elegante, que pede por mais!
Lacourte-Godbillon está situada em Ecueil. Todas as parcelas estão igualmente situadas neste terroir 1er Cru. A cuvée Terroirs d’Ecueil é um reflexo perfeito das vinhas e das castas da propriedade. Este champanhe é uma mistura de 85% Pinot Noir e 15% Chardonnay de vinhas com uma média de 33 anos de idade. Preservando a tensão e frescor, assim como a explosão de fruta. Sendo complexo com riqueza aromática.
Vinificado e amadurecido em cubas de aço inoxidável, com fermentação maloláctica parcial (30%). Estas escolhas enológicas têm como objetivo preservar a tensão e a frescura, bem como a explosão de fruta. O lote também dá lugar de destaque aos vinhos de reserva (44%). Depois de um período mínimo de 28 meses nas caves da casa, o vinho é desgarrado e doseado como Extra Brut (5g/l). Passa mais 6 meses na adega antes de ser apresentado para prova.
No nariz combina aromas de casca de laranja, casca de maçã vermelha e amêndoas verdes com notas autolíticas de fermento, pão ralado e avelãs torradas. A presença é o componente que complementa o terroir do Ecueil e sublinha o luxo de uma boa taça de champanhe, conferindo-lhe um encanto especial.
Temperatura de serviço: De 8 a 10 Graus.
Harmonização: Saladas, pão torrado, queijo feta e vinagrete de morango sardinhas fumadas com chutney de ameixa e crème frâiche e aves.
Felipe –
Sensacional.