Vinho tinto: conheça os detalhes
Sendo o vinho tinto o mais conhecido do mundo, nós, grandes amantes de vinho, não podemos deixá-lo de lado sem alguns comentários sobre o que é, afinal, o vinho tinto.
Como ele é feito? Por que tem essa cor e sabor típicos?
Comecemos pela colheita
O ponto de partida dessa bebida mundialmente famosa e apreciada está, certamente, no plantio. Isso porque esse tipo de vinho é feito a partir de uvas tintas (ou pretas), que podem ser colhidas manualmente ou com o uso de máquinas.
Seguindo a nossa filosofia, prezamos por rótulos produzidos com o mínimo de intervenção possível. Ou seja, sem interferência de maquinários em todos ou quase todos os processos, desde a colheita até o engarrafamento.
Essa preferência nossa torna cada garrafa única e cada gole inconfundível, já que muitos rótulos nem passam por processo de filtragem, formando sedimentos especiais em sem fundo. É, de fato, uma experiência única!
Maceração: um ponto diferencial para o vinho tinto
Após a colheita e alguns processos, como o desengace (retirada dos ramos ou engaço) e o esmagamento, vem a etapa principal: a maceração.
Na maceração, o mosto fica em contato com as cascas das uvas.
É nesta etapa que o vinho adquire sua cor, absorvendo os pigmentos da casca (quanto maior o tempo de maceração tanto maior será a absorção). Também é nela que o vinho adquire seu sabor, e por causa dela que tem a sua textura.
Degustação: aplicando a teoria na prática
Com esse rápido comentário sobre os vinhos tintos, deixamos nossos leitores com algo que só eles podem fazer agora: a prova dessa inigualável bebida.
Se você é fã de vinho tinto, ou se nunca provou e o texto te deixou curioso, confira em nosso catálogo as opções de vinhos tintos e aproveite o sabor!
Aqui vai o link da nossa seção, lembrando que todos eles são orgânicos ou naturais, como é nossa paixão: