Utilização na indústria
Os sulfitos são conhecidos e muito usados na indústria do vinho por seu efeito antioxidante e antibacteriano. Como dissemos: muito usado na indústria. O que acontece é que, para uma produção de grande escala, esses elementos entram fazendo o papel de conservantes do vinho.
Principais problemas dos sulfitos
Porém, muitos enólogos e amantes de vinhos naturais, como nós, começaram a apontar alguns problemas na adição de tais itens ao vinho. Podemos dizer que esses problemas se resumem a dois tipos: problemas na saúde e problemas de resultado final.
Sulfitos e saúde
Os problemas na saúde são sentidos principalmente pelos alérgicos. Sim, os sulfitos são alergênicos, apesar de que somente uma fração muito pequena da população mundial tem alergia a eles. Os sintomas que geralmente aparecerem nas pessoas sensíveis incluem tosse, dor abdominal com diarreia, coceira e secreções nasais.
Resultado final
No resultado final, os sulfitos influem alterando elementos no cheiro e no sabor do vinho. Assim, eles também prejudicam a autenticidade do vinho original, inibindo-o, ou se quiserem: “tirando um pouco de sua vida”.
Produção natural
Na produção de vinhos naturais, as vinícolas sempre tentam minimizar ao máximo a quantidade de sulfitos no vinho, ou até mesmo zerá-los durante a produção.
Nós, como amantes dos vinhos naturais, que trazem consigo a filosofia da originalidade sensorial e da sustentabilidade, tanto por motivos de saúde quanto de resultado, trazemos em nosso catálogo vinhos artesanais, com mínima ou nenhuma presença de sulfitos.
Confira no link: ACESSE O CÁTLOGO!