Maior busca no mercado
Nos últimos anos, o interesse pelos vinhos orgânicos tem crescido no mercado nacional e internacional e, com ele, surge a opção do espumante brasileiro Pet-nat.
A palavra vem do francês: vin pertillant naturelle, isto é, vinho espumante natural. Já a sua produção é realizada pelo método Ancestrale, anterior ao famoso método Champenoise, de Champagne.
Como é feito o espumante natural
O método Ancestrale data do século XVI, usado por monges em Limoux para produzir os espumantes orgânicos, sem adição de conservantes químicos, como os sulfitos. Atualmente, o espumante brasileiro natural segue o caminho desse método ancestral europeu.
Os Pet-nat são espumantes rústicos, frescos, fáceis de beber e com efervescência um pouco menor que um champagne, ótima opção para os amantes de vinhos naturais, além de extremamente saborosos.
Qual o diferencial?
Sua produção tem como diferencial o seu engarrafamento, que ocorre com sua fermentação apenas parcial, fazendo com que ele libere gás carbônico (CO2) na garrafa, o que dispensa antioxidantes químicos.
Destaque para o espumante brasileiro
Essa forma de produção vem crescendo no Brasil, principalmente em vinícolas familiares da região Sul do país. O método de fabricação faz parte da nossa filosofia e paixão: a apreciação de vinhos naturais e orgânicos.