A colheita manual e suas belezas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Colheita manual

Você conhece a importância da colheita manual?

Para os apreciadores dos vinhos artesanais, alguns detalhes fazem toda a diferença, desde o plantio da uva até o engarrafamento e rotulagem das bebidas. Afinal, quanto menos intervenção houver durante todo o processo, melhor!

E hoje trazemos um ponto crucial para para aqueles que valorizam as tradições ancestrais. Conheça alguns benefícios dessa prática.

Colheita manual e o incentivo ao pequeno produtor

Já ouviu a frase “compre de quem produz”?
Pois é, esse lema é levado bem a sério pelos amantes de vinhos naturais, orgânicos, veganos e biodinâmicos.
Afinal, ao consumir dos pequenos produtores, você está incentivando o comércio local que, por vezes, conta com vinícolas familiares de uma tradição belíssima passada durante gerações.
É justamente aí onde encontramos bastante práticas de mínima intervenção, sem uso de maquinário no plantio e colheita.

Garante maior qualidade dos cachos selecionados

A colheita manual permite a escolha minuciosa e precisa de cada cacho de uva, coisa que não acontece no processo industrial, onde inúmeros cachos são desengaçados ao mesmo tempo.
Assim, na colheita à mão, as uvas são, literalmente, escolhidas a dedo, olho e nariz. Cada detalhe é precioso na seleção dos componentes para vinhos vivos e únicos.

Respeita o tempo de plantio e colheita das uvas

No formato manual, a colheita ocorre apenas nas épocas exatas de acordo com a maturação de cada espécie de uva, pois aqui se preza pelo sabor e não apenas pela quantidade de safras e produção de garrafas.
Sem falar que diferentes tipo de vinhos podem utilizar a mesma uva, porém, ela deve ser colhida em estações diferentes para resultar em bebidas distintas. É o que ocorre nos vinhos branco e laranja, já que ambos são elaborados com uvas verdes, mas de maturação e fermentação distintas.

A colheita manual gera uma importante tradição de contato direto com o terroir

Através do contato direto com o vinhedo, os produtores que utilizam esse tipo de colheita estão em contato direto com o terroir e passam a conhecer todas as suas particularidades.
Além disso, outros procedimentos também são comumente adotados, como o não uso de agrotóxicos e até mesmo a criação de animais soltos, como galinhas, para a produção natural de adubo. Como resultado, há uma maior conexão entre todos os itens envolvidos na viticultura e maior preocupação com a saúde do solo e também do consumidor.

Confira nosso catálogo de vinhos naturais, veganos, orgânicos e biodinâmicos. Todos colhidos à mão e preparado com a mínima intervenção e o máximo de sabor para gerar vinhos vivos: CONFIRA AQUI!

Você tem mais de 18 anos?

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Open chat